Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral
Com o avanço tecnológico na medicina, diversas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas e difundidas ao redor do mundo, dentre elas a endoscopia de coluna. A endoscopia de coluna é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva, realizada com auxílio de equipamentos de alta tecnologia. É indicada para tratar, sobretudo, hérnias de disco.
Apesar de ser um procedimento moderno, diversos trabalhos científicos já comprovam sua eficácia e segurança. Tem inúmeras vantagens, como programação de alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia e a possibilidade de ser realizada apenas com anestesia local, permitindo um tempo de permanência curta no hospital.
Como funciona a endoscopia de coluna
Através de uma incisão menor do que um centímetro, introduz-se o endoscópio. O aparelho tem uma câmera de alta resolução acoplada à sua extremidade, e obtém-se uma imagem transmitida em tempo real ao monitor de vídeo Full-HD. A imagem apresenta uma precisão maior do que a visão “a olho nu”, o que garante uma segurança ainda maior ao procedimento.
Dentro do endoscópio, existe um canal de trabalho que é utilizado para introduzir e manusear os diversos instrumentos cirúrgicos utilizados no procedimento, como pinças, tesouras e afastadores.
Anestesia
A endoscopia de coluna pode ser realizada com anestesia local e sedação ou com anestesia geral. Cada paciente deve ser avaliado individualmente e a decisão deve ser conjunta, entre o Dr. Plínio e a sua equipe de anestesia. Normalmente, o paciente tem programação de alta hospitalar no mesmo dia do procedimento.
Porque é uma opção eficaz
A cirurgia endoscópica de coluna é efetiva porque, através do vídeo, obtém-se uma visão ampliada e em alta definição, permitindo uma maior segurança cirúrgica. Essa precisão proporciona um menor grau de lesão aos tecidos normais ao redor da coluna e uma recuperação pós-operatória abreviada.
O procedimento trata todas as regiões da coluna vertebral: lombar, torácica e cervical.
Quando é indicada
-
Hérnia de disco
-
Compressão de nervos (dor ciática)
-
Bicos de papagaio (artrose)
-
Estreitamento do espaço dos nervos (estenose)
-
Cistos na coluna
-
Alguns tumores
Vantagens da endoscopia de coluna
As vantagens da endoscopia de coluna são inúmeras, sobretudo quando comparada à cirurgia convencional, podemos citar:
-
Incisão menor que 1cm;
-
Pode ser realizada com anestesia local;
-
Mínimo sangramento;
-
Baixa taxa de infecção;
-
Alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia (em condições normais);
-
Menor dor no pós-operatório;
-
Menor lesão de tecidos e músculos ao redor da coluna;
-
Retorno mais rápido ao trabalho.
Por ser um tratamento moderno e por exigir capacitação técnica específica, nem todo especialista em Ortopedia e Traumatologia está habilitado para realizar o procedimento.
O Dr. Plínio possui formação avançada em cirurgia endoscópica da coluna vertebral.